Mochileiros América do Sul

Descobrindo a América do Sul.

15°, 16° e 17° dias (19, 20 e 21/08) – Colômbia / Equador

em 22/08/2012

Boa Noite!!

No sábado arrumamos nossas mochilas e depois fomos ao Tasca Maria, às 23h00. Tinha bastante gente, somente estrangeiros. Acreditamos que isso se deu devido à divulgação que eles fizeram nos hostels de Cartagena. A festa era da comemoração do 2° aniversário do bar. Foram 15 minutos caminhando para chegar lá. A musica era muito boa e estava gostoso no bar, mas voltamos às 2h00 pois no dia seguinte teríamos que acordar cedo.

Acordamos às 5h15 para terminarmos de arrumar nossas coisas, nos arrumamos e fomos tomar café da manhã antes de irmos para o terminal rodoviário pegar nosso ônibus para Quito, no Equador. Ao chegarmos à cozinha, o recepcionista nos avisou que Dario, responsável pela venda das passagens, havia ligado e disse que o ônibus ia atrasar e que só chegaria à Cartagena às 12h00. Como ainda eram 6h15 da manhã, voltamos a dormir. Acordamos às 9h45 para tomar café, que era servido até às 10h00. Tomamos banho, pegamos nossas coisas e fomos pegar um ônibus com destino ao terminal. Ao sairmos do hotel o calor estava insuportável, acho que devia estar uns 35°, sem brincadeira. Pegamos o ônibus, COP1.500,00/R$2,00 cada um, e foram 1h15 dentro de uma sauna com rodas, o ônibus estava lotado e todo mundo dentro dele suando. Estávamos quase morrendo, nunca passamos tanto calor assim. E para ajudar o ônibus não andava devido ao transito, então não tinha circulação de ar. Imaginem a situação. Haha! Enfim, chegamos ao terminal e descobrimos que o ônibus atrasaria mais 2 horas, chegando só às 14h00. Essas 6 horas de atraso se deram devido à fronteira Venezuela/Colômbia. Acreditamos que tenha sido devido à greve dos índios, já citada anteriormente. A companhia Ormeño é responsável pela maior viagem rodoviária do mundo, saindo de Caracas, na Venezuela, e indo até Lima, no Peru. No total são 5 dias de viagem, dos quais participamos de 2.

O ônibus chegou na “hora marcada” e embarcamos, estava bem vazio, por isso pudemos escolher nossos lugares. Durante a viagem, foram 4 paradas: para o jantar do 1° dia em um restaurante beira de estrada às 20h00, o Brisas del Caribe, no qual comemos filé de frango, ovo, arroz, salada, banana e batata fritas; outra foi para o almoço do 2° dia, o Parador Rojo, no qual todos aproveitaram para tomar banho ao invés de comer e os motoristas limparam o ônibus; a terceira parada foi no jantar do 2° dia, em um restaurante bem ruim que não tinha nome, no qual não tivemos coragem de comer devido às condições do estabelecimento; a última parada, já no Equador, foi em um café, o Café del Sol, no qual tomamos café da manhã (pão com queijo, café com leite, suco de Guanabana e ovo cozido. As pessoas estavam comendo também arroz com frango, comum em alguns países sul-americanos, mas nós dispensamos).

Sem falar da parada da fronteira entre a Colômbia e o Equador. Chegamos às 5h00 do dia 21, quando descemos do ônibus estava muito frio, tivemos que voltar para nos agasalhar mais. Fomos até a imigração, carimbamos nossos passaportes e atravessamos a fronteira – uma ponte – a pé, onde deveríamos ir até a imigração para carimbar nossa entrada no país. Com exceção de uma mulher e sua filha, todos os demais passageiros conseguiram entrar no país sem problema algum. Voltamos para o ônibus e às 6h30 continuamos a viagem. Na fronteira aproveitamos para trocar alguns reais por dólares, para nos virarmos até encontrarmos uma casa de câmbio. A tarifa foi de US$1,00 = R$2,50.

Uma coisa muito engraçada que aconteceu foi depois do almoço do 2°dia da viagem. Quando voltamos para o ônibus o motorista colocou um DVD de músicas colombianas, o grupo Cumbia Colombiana – muito bom por sinal –, e as mulheres levantaram e começaram a dançar dentro do ônibus. Foi muito divertido.

No trajeto dentro do território equatoriano, a vista do ônibus era muito bonita. Maravilhamo-nos com as paisagens que eram compostas por uma parte da Cordilheira dos Andes, juntamente com as matas verdes e os vastos campos de plantações. A vista da janela parecia a pintura de um quadro.

Chegamos à Quito às 13h00. No total foram 47 horas de viagem. Apesar de ter sido uma viagem muito longa, foi a melhor que fizemos de ônibus até agora. Os bancos eram confortáveis e espaçosos, apesar de não ser um ônibus leito, e a limpeza do ônibus foi feita com frequência. Além do ar-condicionado favorável durante todo o percurso, que manteve uma média de 20°C.

Em Quito, o ônibus não nos deixou no terminal rodoviário e sim em frente ao escritório da empresa, na Av. de los Shyris, onde aproveitamos para nos informar sobre os horários para ir a Lima, no Peru. O escritório fica em frente à Parque La Carolina, o qual fomos conhecer com nossas mochilas nas costas mesmo, pois assim não precisaríamos voltar para aquele ponto da cidade. Dentro desse parque encontra-se o Centro de Exposições de Quito, que no momento não está apresentando nenhuma exposição.

Andamos por mais 20 minutos até um ponto de Trolebus, sistema idêntico ao do Transmilenio (Bogotá), que nos custou US$0,25/R$0,65 cada. Há 3 tipos de transportes coletivos na capital: o Metrobus, a Ecovia e o Trolebus. O três possuem o mesmo sistema, porém cada um alcança determinada região da cidade. São muito parecidos e com o preço muito econômico. A única diferença é que o Trolebus é elétrico.

Pegamos o trólebus na estação Florón e tínhamos que descer na estação Hermano Miguel. O ônibus estava muito lotado, igual ao metrô de São Paulo no horário de pico. Insuportável. Pelo menos o clima não estava quente igual Cartagena. Como a estação que deveríamos descer está em reforma, descemos em uma à frente. Por isso, e por não termos um mapa da cidade ainda, pegamos um táxi do ponto que estávamos até o Chicago Hostel. O taxi cobrou US$3,00/R$7,50.

Chegamos no hostel às 14h30, fizemos o check-in e deixamos nossas coisas no quarto. A diária da suíte privativa custou US$10,00/R$25,00 por pessoa. O quarto é bem aconchegante e estava tudo muito limpo quando chegamos. Fica no 1º andar do hostel e possui uma janela com vista para a rua Los Rios. Para quem quiser, o café da manhã é opcional por US$2,00/R$ 5,00 por pessoa e por dia.

Depois de nos arranjarmos, fomos andando até o centro histórico, onde precisávamos encontrar um ponto de informações turísticas e uma casa de câmbio para trocar todos os nossos reais por dólares. No caminho, estava a Basílica de Quito. Uma enorme igreja, com a estrutura baseada na Catedral de Notre-Dame de Paris. Muito diferente das igrejas que visitamos até agora. Pagamos US$1,00/R$2,50 cada um para visitar a parte interna da Basílica. Quem quisesse subir em uma de suas torres, teria que pagar mais US$2,00/R$5,00 por pessoa.

Em seguida seguimos pela rua Venezuela, onde hauma casa de câmbio, segundo o recepcionista do hostel. Passando por uma cafeteria, a Luz de Vida, resolvemos parar para comer um lanche, já que não havíamos almoçado. Fomos então encontrar a casa de cambio. Ao chegarmos, nos informamos sobre a tarifa de real para dólar e estava alta, US$1,00 =  R$2,63. Resolvemos não trocar ainda e fomos ao ponto de informações turísticas localizado na esquina do Palácio Municipal.

No Ponto, o funcionário muito simpático nos explicou que havia mais casas de câmbio na Av. Amazonas e como faríamos para chegar lá de ônibus. E também nos informou sobre os ônibus para Baños, nosso próximo destino no Equador. Falou que há ônibus saindo de meia em meia hora para Baños do terminal rodoviário Quitumbe e que são 3 horas de viagem.

Fomos então para a estação Plaza Marín para pegarmos o Ecobus até a estação Galo Plaza. Deveríamos andar mais 2 quadras e estaríamos na Av. Amazonas, onde há varias casas de câmbio. Chegando na avenida, encontramos um cambista, que faz parte de uma associação de cambistas e que cobram uma tarifa mais baixa que as tarifas da casas de câmbio. Trocamos nossos reais por dólares na tarifa de US$1,00 = R$2,50. Essa é a tarifa mais baixa que encontramos aqui.

Depois passamos na Igreja Santa Teresita, que era muito próxima ao lugar onde estávamos, para conhecermos e tirarmos fotos. Seguimos então para a Casa da Cultura Equatoriana, que está localizada a três quadras da igreja. Ela é formada por museus, pelo Teatro Nacional, por biblioteca e cinema. Na parte externa há um Parque Cerâmico, com bancos, arcos e poltronas de cerâmica. Entramos no estacionamento, porém um funcionário nos disse que as atividades se encerravam as 17h00, e já eram 18h00. Fomos então para o Parque El Ejido. Localizado na frente da Casa da Cultura Equatoriana, é um local muito frequentado pelos moradores da cidade. A região possui estações de ônibus muito próximas o que torna o acesso ao parque mais fácil. No parque há também uma biblioteca, quadras, playgrounds e wi-fi gratuito.

Voltamos caminhando para o hostel, o que resultou em 15 min andando. Tomamos banho e fomos pegar o Ecobus na estação Simon Bolívar, para irmos a um restaurante que vimos no Guia criativo para o Viajante Independente na América do Sul. Descemos na estação Manuela Cañizares e andamos 3 quadras na Av. 6 de Diciembre e subimos na Rua Lizardo Garcia, procurando este restaurante, porém ele não existia mais. Não é a primeira vez que este guia nos fornece informações errôneas ou desatualizadas. Seguimos na Rua Mariscal Foch e encontramos a Praça El Quinde, com vários bares e restaurantes, oferecendo happy hours animados, todos bem movimentados. Escolhemos o Cuatro Quesos Fondue, restaurante que oferecia uma variedade de receitas de fondues a um preço muito favorável. Comemos um fondue de queijo com pão, presunto e batatas; e de sobremesa um fondue Mont Blanc de leite condensado com banana, bolachas e marshmallows. Tomamos um Piscosour, um Mojito e um Padrino também. Ficamos até as 23h e voltamos para o hostel de taxi. A corrida ficou US$2,00/R$5,00.

Até mais!

Besitos gente!

2 respostas para “15°, 16° e 17° dias (19, 20 e 21/08) – Colômbia / Equador

1. Rainha Maria, Rei Pieri e princesa Isadora !!!! disse:

Oiiiiii criançass queridas!!!! Que gostoso ter notícias de vocês!!! Ká estamos na my cama com a Isinha princesinha e seu papai,, já com umas taças de vinho na cabeça falando asneiras!!! Acho que matei bastante passarinhos no passado p ter que tolerar essas coisas, não acham??……Rsrsrs……! Nossa!!! Qtos lugares lindos heim? As igrejas, que maravilhosas!! Estamos curtindo muito o blog e ficando um pouquinho mais pertinho de vocês, matando as saudadesss…..
    Se puderem ligam aqui para nós!!!
    Fiquem com Deus!!! Um abraço bem apertado!!! Amamos vocês dois!!!!

2. Gabriela Luchesi Martins disse:

Eeee casal…que delícia de viagem heimmm!! Cono estão queimadooossss!!!Saudadess de vcs =p!! Amoo vcs beijo grande, Gabi.