Mochileiros América do Sul

Descobrindo a América do Sul.

10º dia – Bogotá (14/03)

em 15/08/2012

Bom dia a todos!!!

Ontem acordamos às 06h30, postamos no blog, tomamos café da manhã (que estava incluído no valor da diária) e, às 09h00, saímos para visitar o Museu Botero antes do nosso city tour pelo centro histórico com a guia do Ponto de Informação Turística daqui. Este, o Museu Contemporâneo da República e a Casa da moeda (que visitamos segunda-feira) estavam fechados. Mais tarde descobrimos o motivo: as terças-feiras eles fecham para limpeza. Como nosso passeio com a guia era somente às 10h00, aproveitamos para conhecer a Igreja da Candelária e a Catedral.

Em seguida fomos ao PIT (Ponto de Informação Turística), pois era dali que tinha início o city tour. O grupo era composto por 4 pessoas: um casal inglês, Thomas e Julie, e nós. Eles estavam viajando a 7 meses pela América do Sul, ficando 1 mês em cada país. Nossa guia era a Diana, muito competente e atenciosa. O city tour foi todo em inglês. Passamos pela Praça Bolívar, Congresso Nacional, Palácio da Justiça, Catedral, Palácio Arcebispal, Museu Igreja Santa Clara, Casa do Presidente, Palácio de Nariño, Observatório Nacional, Igreja Carmen, Parlamento, Monumento de Antonio Nariño, Colégio Mayor de San Bartolome (a escola mais antiga da Colômbia), Casa de Rafael Nunez, Casa de Manuela Saenz, Praça de Rufino José Cuervo, Palácio San Carlos, Museu Militar, Centro Cultural Gabriel Garcia Márquez e no fim passamos por alguns restaurantes e Diana mostrou pratos típicos da Colômbia, como o Tamal. O tour foi muito gostoso e interessante. Não entramos em nenhum atrativo. A guia explicou um pouco da história do país através de cada ponto que parávamos.

Ao meio-dia, estávamos de volta ao PIT. Passamos em uma lanchonete, compramos dois salgados cada um e seguimos para a estação do ônibus Museo del Oro, para começarmos o trajeto até a Catedral de Sal. Íamos para Cartagena ontem a noite e queríamos muito visitar a Catedral de Sal, o Museu do Ouro, o Museu da Esmeralda e subir ao Monserrate.

Tivemos que pegar o ônibus Transmilênio. É um tipo de transporte coletivo de Bogotá no qual o sistema do ônibus é igual ao de metrô. Existem as estações por toda a cidade e o ônibus param a cada estação pré-estabelecida da linha. Os ônibus são divididos por linhas, que possuem nomes de letras, como linha A, B, D, J, T, etc., e essas linhas definem para que lado da cidade que o ônibus vai seguir. As pessoas vão até a estação desejada, compram o ticket e entram na estação, quando o ônibus certo parar elas o pegam. É muito parecido com o sistema de metrô, só que com ônibus. O Transmilênio possui vias nas quais somente ele pode trafegar, facilitando assim sua circulação. Os ônibus são enormes, mas mesmo assim, nos horários de pico, as estações e os ônibus ficam muito lotados, exatamente como o metrô de São Paulo. Esse sistema é igual ao sistema de transporte coletivo que existe em Curitiba.

Então compramos os tickets, que nos custaram COP1.400,00/R$1,75 cada, mas no horário de pico o valor é um pouquinho mais alto, COP1.700,00/R$2,10 cada. Entramos na estação e esperamos o ônibus da linha B, com destino à estação Portal Norte, viagem que durou aproximadamente 45 minutos. Ao chegar no Portal Norte, pegamos um outro ônibus, da viação Expreso Los Comuneros , com destino à Zipaquirá – pequena cidade à 50 km de Bogotá – onde se localiza a Catedral de Sal. Como pedimos informação para Iolanda, recepcionista do hostel, e ela nos explicou muito bem, fizemos o trajeto sem nenhum problema. Mais Ao chegar em Zipaquirá, 45 minutos depois (às 14h00), descobrimos que teríamos que caminhar mais 10 quadras para chegar ao atrativo. Fomos caminhando e observando a rotina da cidade. Pedimos informação várias vezes e todas as pessoas foram muito prestativas. Aliás, a maioria dos colombianos que nos ajudaram até agora foram muito prestativos e atenciosos, muito diferente da Venezuela.

Às 14h20 chegamos ao complexo da Catedral de Sal. Havia praça de alimentação, bilheteria, o Museu do Sal, alguns brinquedos infantis e a Catedral. Fomos direto à bilheteria e depois à Catedral, pois não tínhamos tempo para visitar os outros locais. O ingresso para ver a Catedral custou COP20.000,00/R$25,00 por adulto. A Catedral fica dentro de uma antiga mina e é enorme. Dentro dela há um caminho com a Via Sacra de Jesus. É muito diferente do que imaginávamos.  única semelhança com uma igreja é um saguão com bancos de madeira, altar e a maior cruz da Catedral. Há também um presépio e algumas estátuas de pedra. As paredes de sal impressionam com sua beleza. Em certos horários, “mineiros” oferecem visitas guiadas gratuitas. Saímos da Catedral e fomos até o terminal da cidade para pegar o ônibus de volta para Bogotá. Chegamos ao terminal e o ônibus, da mesma viação, já estava saindo. Mais 45 minutos de viagem até o Portal Norte. Chegamos ao nosso destino às 16h45. Havia uma fila enorme para carregar o cartão (ticket), mas como já havíamos carregado para 4 viagens não precisaríamos pegá-la. Até que o Fê foi passar o cartão para entrar na estação e não conseguiu, pois estávamos no horário de pico e tínhamos carregado para o horário normal. Foram15 minutos de fila e voltamos para a estação Museo del Oro, na linha J. A viagem durou mais de 1 hora, devido ao intenso movimento de pessoas.

Como passamos mais tempo do que planejamos na Catedral e não conseguiríamos visitar os outros atrativos que queríamos muito, resolvemos ficar mais um dia em Bogotá. Pensamos em tentar trocar nossas passagens para Cartagena de ontem a noite para hoje a tarde. Ao chegarmos no hostel, pedimos para  Iolanda ligar na viação que realizaria nosso transporte, a Berlinas, mas ninguém atendeu. Não sabíamos se dava para trocar ou não, por isso pegamos nossas mochilas e fomos para o Terminal rodoviário Central, tentar trocar no guichê da viação. Se conseguíssemos trocar, melhor, se não, já ficaríamos no terminal para embarcarmos pois eram 18h30 e nossa viagem estava marcada para as 20h15. Do hostel ao terminal foram 30 minutos de buseta, mais 15 minutos de caminhada. No terminal, conseguimos trocar as passagens para hoje às 18h30.

Voltamos então para o hostel, e ao chegarmos só tinha quarto coletivo de quatro pessoas disponível, ficamos mesmo assim. Fizemos o check-in, novamente, deixamos nossas coisas no quarto e fomos para o Monserrate, pois fica aberto até a meia-noite. A diária nesse quarto ficou COP48.000,00/R$60,00 para os dois.

Às 21:00, fomos para o teleférico do Monserrate caminhando. Do hostel ao teleférico foram 15 minutos. Chegando lá, compramos dois ingressos para subir de teleférico, que custaram COP17.000,00/R$21,25 por pessoa. O teleférico subiu as 21h30, conosco, o funcionário do teleférico e mais um casal.

No topo do morro de Monserrate, pudemos ter uma vista incrível da cidade, já que possui 3.152 m de altitude. Foi muito legal. No topo ficam o Santuário del Señor Monserrate, dois restaurantes, a administração do atrativo, uma lanchonete, uma cafeteria e uma infraestrutura para o turista com posto de guarda, posto de saúde e seguranças que fazem rondas no topo do morro. A maioria dos lugares estava fechada, somente os restaurantes estavam abertos. Aliás deve ser um ótimo programa jantar em um desses restaurantes, vendo a cidade inteira à noite, mas fomos ver o cardápio de um e os valores dos pratos estavam acima do que temos planejado para gastar em alimentação. Comparado com os restaurantes de São Paulo, os valores não estão altos não. Quem tiver a oportunidade deve aproveitar sim.

Voltamos caminhando às 22h30, e passando pelo restaurante que jantamos segunda-feira, Ricasole, decidimos entrar e comer a lasanha, que gostamos muito e estava com o preço muito bom. Porém, ontem o prato não estava tão bem feito como na primeira vez. Acreditamos que foi por causa do horário, pois eles já estavam fechando.

Comemos e fomos para o hostel. Arrumamos nossas mochilas e fomos dormir.

Obs; Gente hoje vamos viajar para Cartagena às 18h30 e são 20 horas de viajem. Provavelmente só postemos  amanhã.

Besitos a todos!!

Uma resposta para “10º dia – Bogotá (14/03)

1. Maria Fides disse:

LIPE E ANA ESTOU ADORANDO VIAJAR COM VCS TODOS OS DIA ESTÁ LINDO MUITOS BEIJOS……. ADORO VCS…………………………